Os funcionários do Poupatempo estão sendo capacitados em Libras – Língua Brasileira de Sinais pelo segundo ano consecutivo. A ação da Prefeitura de Catanduva é fruto de parceria entre as secretarias de Cultura e Desenvolvimento.
As aulas são ministradas pela professora Ana Maria Souza de Oliveira, por meio do Programa de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura. O objetivo é capacitar o aluno para a linguagem dos sinais de acordo com o idioma oficial do Brasil. Por meio do aprendizado, é possível facilitar o diálogo e a compreensão entre as partes.
“O funcionário será capaz de interagir de maneira eficiente e natural com pessoas com deficiência auditiva. Além disso, o curso promove uma qualificação ao participante, ampliando as suas possibilidades de comunicação profissional e também o currículo”, disse o secretário de Desenvolvimento, Fábio Rinaldi Manzano.
Para a secretária de Cultura, Cris Anovazzi, essa é mais uma forma de inclusão social. “Tivemos recentemente a Semana da Pessoa Com Deficiência, ocasião em que políticas públicas que fomentam a inserção deste público no convívio social foram discutidas. Nada melhor do que colocar isso em prática, por meio de ações efetivas junto à comunidade”, disse.
O curso tem duração de três meses. No ano passado, a iniciativa gerou resultados positivos, inclusive com abordagem real na unidade local do Poupatempo.
Fonte: Assessoria/Prefeitura